SETÚBAL

ENTRE A SERRA

E O MAR

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

Com um enquadramento único junto do mar, envolvido por duas áreas naturais protegidas – a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida, que inclui o Parque Marinho Luiz Saldanha –, o concelho de Setúbal tem muito para oferecer.


As praias, as paisagens, as pessoas e as tradições, os vinhos e a gastronomia, com destaque para o peixe, o lado nobre de Azeitão e os edifícios históricos que convivem lado a lado com a contemporaneidade. Tudo numa cidade onde há sempre tempo para viver momentos únicos.


Membro do Clube das Mais Belas Baías do Mundo desde 2002, Setúbal conta com vários prémios nacionais e internacionais que têm distinguido zonas balneares e equipamentos, como a Praia de Galapinhos, eleita a melhor praia da Europa em 2017 pelo site Europe’s Best Destinations, e o Mercado do Livramento, considerado em 2016 dos melhores mercados de peixe do mundo pelo jornal USA Today.

PARQUE NATURAL
DA ARRÁBIDA

A cordilheira da Arrábida, à qual o parque natural deve a designação, é uma área de influência mediterrânica muito significativa. Ao longo das suas elevações, apresentam-se belas paisagens, onde a serra se constitui como barreira orográfica entre o litoral e o interior, possuindo vegetação exuberante.

A orientação da cordilheira é ENE-OSO, apresentando um comprimento de cerca de 35 km e uma largura média de 6 km.
A altitude máxima é de 501 m, no anticlinal do Formosinho.


O território do Parque Natural da Arrábida, que ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil ha, dos quais mais de 5 mil são de superfície marinha, foi objeto de uma ocupação humana desde os tempos pré-históricos, de que resulta um património cultural e religioso significativo, com destaque para o Convento da Arrábida, bem como atividades tradicionais ainda com elevado peso no território, como a pesca e a produção de queijo, vinho, como a casta Moscatel, e mel, devido à abundância das flores aromáticas como alecrim, murta, esteva, lavandula, tomilho e tojo.


A localização privilegiada no extremo ocidental do continente europeu aliada às características climáticas e geológicas permitiram que neste local se desenvolvessem processos naturais  ímpares ao longo da história da flora.

 

A vegetação, apesar de muitas semelhanças com a de outras serras calcárias localizadas mais a norte, apresenta aspetos exclusivos, como o carrascal arbóreo e o tojal.

As regiõescalcárias do país são também dos locais mais ricos em orquídeas e o Parque Natural da Arrábida não é exceção, com cerca de 30 espécies da família Orchidaceae referidas para aárea.

Também a nível da fauna, o território da Arrábida apresenta muitas especificidades, com evidência para as aves que veem este local como privilegiado para as suas rotas migratórias.
 

A águia de Bonelli, a águia-de-asa-redonda ou búteo e o peneireiro-comum são todas rapinas ameaçadas que nidificam nas falésias. Estes habitats são também local para a ocorrência de um vasto conjunto de outras aves, como a
águia-pesqueira, o bufo-real, o corvo-marinho-de crista e o pombo-das-rochas.


O Parque Natural da Arrábida constitui um local privilegiado para a observação de aves e para o estudo das interações entre as aves migradoras e as plantas mediterrânicas. Estas interações são do tipo mutualista e parece estarem associadas a um processo de coevolução.


Além das aves, morcegos e mamíferos como raposa, gineta, saca-rabos, javalis, lebres e coelhos são habitantes comuns deste território. De ressaltar ainda o facto de o gorgulhoesmeralda-rosado Cneorhinus serranoi e o caracol Candidula setubalensis ocorrerem exclusivamente na Serra da Arrábida, sendo que este último se encontra na Lista Vermelha da IUCN.

Como chegar

Setúbal fica situada entre Lisboa e o Alentejo, dispondo de várias infraestruturas de transporte. É servida pelo aeroporto de Lisboa, que fica a cerca de 30 minutos de viagem. Vindo de Lisboa, o acesso pode ser feito por autoestrada (A2/Ponte 25 de Abril e A12/Ponte Vasco da Gama), de comboio ou de autocarro. Para ligação ao Alentejo, além das autoestradas A2 e A4 (esta com conexão a Espanha) e da ligação fluvial do Sado (Setúbal-Troia), existe a via ferroviária do sul. Há também opções de autocarro a partir de várias localidades, como Évora, Beja, Sines, Albufeira e Faro.

Clima

O clima da região apresenta características mediterrânicas, com uma clara influência atlântica, sendo marcada por um clima sub-húmido e temperado, com um verão quente e seco e um inverno pouco frio e chuvoso. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 7° C a 30° C e raramente é inferior a 3°C ou superior a 36°C.

Arrábida Walking Trails | Mapa de acessibilidade de Setúbal