Aldeias de Azeitão
O percurso “Aldeias de Azeitão”, além do seu esplendor natural que caracteriza esta região, apresenta um cariz cultural e vários pontos de interesse patrimonial. Pode ser feito na íntegra ou optar-se por uma volta mais curta, seguindo as indicações para a variante PR 4.1, aos 6 quilómetros.
Ao percorrer este trajeto conhecerá as origens de Azeitão, território inserido em pleno Parque Natural da Arrábida, cujo nome, de origem árabe, deriva de azzeittum, devido aos extensos olivais que aqui se encontravam. A sua delimitação remonta aos tempos medievais e teve na sua génese a agricultura, nomeadamente a cultura da vinha e da oliveira, que interveio na paisagem e que ainda domina as quintas e pequenos aglomerados populacionais. Sombreada pela Serra da Arrábida, Azeitão ganhou prestígio a partir do século XV, por ser uma das áreas prediletas da aristocracia portuguesa.
Com início e fim em Vila Nogueira de Azeitão, este percurso transporta-nos pela Aldeia Rica, por Oleiros, pela Aldeia de Irmãos, pelas aldeias da Piedade, da Portela e de São Pedro, por Casais da Serra e por Picheleiros, sempre sob a imponente Serra da Arrábida e seus caminhos mais tradicionais.
A variante mais curta (PR4.1) é ideal para quem tem um interesse especial pelo património cultural, além do natural, permitindo conhecer as diversas capelas, fontes e locais emblemáticos, que tornam Azeitão num local tão rico em termos de história.
INÍCIO e Fim
(38°31’8.76”N; 9° 0’47.65”W)
Vila Nogueira de Azeitão, na Praça da República, junto do Posto de Turismo de Azeitão.
Recomendações
O tipo de terreno é argiloso, pelo que em meses com chuva deve utilizar-se calçado resistente à lama.
Ficha Técnica
PR4 (Trajeto longo)
Tipo de Percurso | Circular
Época aconselhada | setembro a junho
Sentido Recomendado | Anti-horário
Extensão | 17,0 Kms
Duração Aproximada | 5h15
Desnível Acumulado | 982m (491+/491-)
Altitude min/máx | 61m/188m
1
1
2
1
Grau de Dificuldade | Fácil
Perfil de Altimetria
Informação Importante
Este percurso, seja na versão mais curta ou mais longa, atravessa extensões de estrada nacional ou municipal, nas quais é mais seguro circular pela direita devido à largura da berma.
ABASTECIMENTO
Na partida e trajeto inicial, tem bastante oferta de cafetarias e lojas. Na versão longa, tem abastecimento no Parque Ambiental do Alambre (aquando a separação de percursos) e em Casais
da da Serra. Na versão curta, tem abastecimento apenas no Parque Ambiental do Alambre.