
GR11 – E9
GRANDE ROTA DA ARRÁBIDA
O Parque Natural da Arrábida (PNA), criado em 1976, deve o seu nome à unidade geomorfológica designada por Cordilheira da Arrábida, com área incluída na Rede Natura 2000.
O relevo acidentado permitiu a diferenciação de microclimas e grande diversidade de habitats e espécies de flora, cerca de 1400 espécies que correspondem a 40 por cento da flora portuguesa. A fauna terrestre da área do PNA é de assinalável riqueza, com cerca de 850 espécies de invertebrados e vertebrados.
O Parque Marinho Professor Luiz Saldanha inclui a costa entre as praias da Figueirinha e da Foz. A complexidade e diversidade de habitats marinhos no mar da Arrábida contribuem para que esta área seja um hotspot de biodiversidade, com mais de 2000 espécies registadas.
Ao longo da Grande Rota existem áreas de Proteção Total (PT), que correspondem a espaços com valores naturais excecionais. Incluem formações vegetais singulares, com ocorrências de endemismos da flora local e nacional, e avifauna, com estatuto especial de conservação. Nestas áreas, apenas é permitida a presença humana quando associada a ações de investigação e divulgação científica, monitorização ambiental e ações de vigilância e fiscalização.
Ao longo da Grande Rota pode usufruir das múltiplas e diversificadas infraestruturas de alojamento, da rica e saudável gastronomia local, da magnífica paisagem e do património cultural que caracteriza este território arrabidino, ao longo dos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Na região da Arrábida são desenvolvidas diversas atividades tradicionais, como a pesca e o fabrico do queijo regional, que tem um sabor único e muito apreciado. A cultura da vinha, praticada desde tempos antigos devido às boas condições do solo e do clima, é hoje muito conceituada a nível internacional.
Este património também é seu. Proteja-o!
INÍCIO
Cabo Espichel
-
Freguesia de Sesimbra (Castelo)
-
Concelho de Sesimbra
-
ETRS 1989 Portugal TM06: -94295; -138025
-
WGS 1984: 38º 25’ 12.99” N; 9º 12’ 46.28” O
FIM
Porto de Setúbal
-
União das Freguesias de Setúbal
-
Concelho de Setúbal
-
ETRS 1989 Portugal TM06: -65971; -127118
-
WGS 1984: 38º 31’14.83” N; 8º 53’ 22.51” O
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Percurso linear (realizável nos dois sentidos, mas com sentido preferencial de oeste para este, do Cabo Espichel para o Porto de Setúbal).
Extensão de 60,8 quilómetros.
RECOMENDAÇÕES
Utilização de calçado confortável e com boa tração (sapatilhas ou botas), roupa adequada à estação do ano, chapéu, água e víveres. Durante o verão devem ser tomadas precauções em dias de temperaturas elevadas. Durante o inverno devem ser tomadas precauções em dias de pluviosidade elevada.
Ficha Técnica
Tipo de Percurso | linear
Época aconselhada | setembro a junho
Sentido Recomendado | oeste-este (Do cabo espichel para o porto de setúbal)
Extensão | 60,8 Kms
Duração Aproximada | 18h15 (marcha efetiva)
Desnível Acumulado | 2799m (+1465m / -1334M
Altitude min/máx | 2m/250m
grau de dificuldade
2
2
2
5
downloads
GPS (Ficheiro .gpx)

PONTOS DE INTERESSE
-
Farol do cabo Espichel
-
Santuário de Nsa. Sra. do Cabo Espichel
-
Casa da Água
-
Aqueduto
-
Pegadas de Dinossáurios da Pedra da Mua
-
Pegadas de Dinossáurios dos Lagosteiros
-
Rechã dos Navegantes
-
Forte de S. Domingos da Baralha
-
Porto de Sesimbra
-
Museu Marítimo de Sesimbra
-
Monumento Natural da Pedreira do Avelino
-
Castelo de Sesimbra
-
Moagem de Sampaio
-
Parque Augusto Pólvora
-
Serra do Risco
-
Polje dos Prados da Serra do Risco
-
Roça do Casal do Meio
-
Parque Ambiental do Alambre
-
Alto do Formosinho
-
Convento da Arrábida
-
Miradouro do Portinho da Arrábida
-
Museu Oceanográfico (Forte de Santa Maria)
-
Pedra da Anicha
-
Miradouro da Santa
-
Museu Sebastião da Gama
-
Ermida da Nossa Senhora das Necessidades
-
Vistas panorâmicas da Serra de São Francisco
-
Vale do Alcube
-
Vistas Panorâmicas do Cabeço das Vacas
-
Grutas da Quinta do Anjo
-
Espaço Fortuna
-
Vistas Panorâmicas do Alto da Queimada
-
Castro de Chibanes
-
Moinhos de Vento da Serra do Louro
-
Miradouro do Largo de São João Batista
-
Parque Venâncio Ribeiro da Costa
-
Castelo de Palmela
-
Vale dos Barris
-
Convento e Quinta de São Paulo
-
Forte de São Filipe
-
Casa da Baía
-
Convento de Jesus
-
Mercado do Livramento
-
Porto de Setúbal
-
Forte de Albarquel
-
Forte de Santiago do Outão


















