Alto do Formosinho
Este percurso linear percorre as encostas norte e sul da Serra da Arrábida até ao Portinho da Arrábida, passando pelo ponto mais alto da cordilheira, o Alto do Formosinho, assinalado com o marco geodésico aos 501 metros. Este trajeto, de nível de dificuldade mais elevado, é o que mais se aproxima de condições de montanhismo, devido à grande inclinação e às características do terreno.
É dos trajetos mais carismáticos da região, pela ligação aos primeiros povoados da Arrábida (formação rochosa Castelo dos Mouros) e aos círios peregrinos ancestrais de devoção a Nossa Senhora da Arrábida, que se mantêm, pelo desafio que representa atingir o pico, por entre vegetação densa, zonas de cascalheira e de escalada em pedra, e ainda pelas paisagens de perder de vista que ligam o estuário do Sado ao do Tejo e ao limite finisterra com o oceano.
Desenvolvendo-se junto do limite da zona de proteção total do Parque Natural da Arrábida, destaca-se pela sua vegetação mediterrânica, de porte arbustivo cerrado, e pelas características inóspitas de local inalterado. Na parte final do percurso, encontramos o Convento da Arrábida, localizado na vertente sul da Serra da Arrábida, que data do século XVI. Nas proximidades, existem várias guaritas, a Capela do Bom Jesus e o Convento Velho, que justificam uma visita. Este é propriedade da Fundação Oriente, obrigando a marcação de visita prévia.
INÍCIO
(38°31’8.76”N; 9° 0’47.65”W)
Inicia-se em Vila Nogueira de Azeitão, na Praça da República (Rossio), junto do Posto de Turismo de Azeitão.
Fim
(38°28’15.10”N; 8°59’29.68”W)
Termina na EN379-1, junto do cruzamento para o Portinho da Arrábida.
RECOMENDAÇÕES
O terreno necessita de calçado com forte aderência. Atendendo à predominância de terreno rochoso e argiloso, não se recomenda a realização deste percurso nos meses mais chuvosos, como dezembro e janeiro.
ABASTECIMENTO
Antes de começar a ascensão, há abastecimento disponível no Parque de Campismo de Picheleiros e, no final, no Portinho da Arrábida.
Ficha Técnica
Tipo de Percurso | Linear
Época aconselhada | setembro a junho
Sentido Recomendado | Vila Nogueira de Azeitão - Portinho da Arrábida
Extensão | 8,3 Kms
Duração Aproximada | 3h20
Desnível Acumulado | 1129m (544+/585-)
Altitude min/máx | 65m/499m
Informação Importante
Este percurso é fisicamente muito exigente, semelhante aos de montanha, seja pela inclinação do terreno, seja pela destreza que implica para ser percorrido. No troço ascendente, vai encontrar uma parede rochosa muito inclinada e, no descendente, curtos troços de escalada e caminho muito inclinado. Também no descendente, em meses chuvosos, a descida torna-se muito escorregadia e exigente.