
ROTAS DE PALMELA
De Cabanas
à Serra de São Francisco
Percurso circular pela Aldeia de Cabanas até à Serra de São Francisco que, em conjunto com a Serra do Louro, constitui a terceira linha de relevos do Parque Natural da Arrábida, entre as Necessidades e Palmela, na continuação dos montes de Azeitão.
Partindo de Cabanas, este percurso oferece exuberantes paisagens a norte (do estuário do rio Tejo e de Lisboa), e a sul (Serras de São Luís e Vale de Alcube), tendo a cordilheira da Arrábida como enquadramento. Ao longo do trajeto descobrem-se vestígios da Ermida de Nossa Senhora das Brotas e do sítio arqueológico da Alcaria da Portela – de período medieval islâmico. À superfície observam-se diversas cerâmicas características dessa época.
O Moinho da Fonte do Sol, um dos 18 existentes em Palmela e Quinta do Anjo, é outro dos habitantes desta serra. Vigilantes no alto da serra, os moinhos são testemunhas atentas do tempo e da história, habitam o olhar e enriquecem a imaginação, marcando a história do cereal, do pão e da região ao longo dos séculos da sua existência.
Em São Gonçalo, Cabanas, realiza-se anualmente o Festival do Queijo, Pão e Vinho, certame que promove os produtores locais, dando destaque à ovelha saloia – ovelha leiteira da região responsável pela produção de leite que levou à certificação do Queijo de Azeitão.
INÍCIO E FIM
38°33’17.02” N / 8°58’22.30” O
Início e término junto da Igreja de Cabanas.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Percurso sem sombra; atenção ao calor nos meses mais quentes e ao piso escorregadio no inverno.
ABASTECIMENTO
Abastecimentos disponíveis no início e no final do percurso (Aldeia de Cabanas).
Ficha Técnica

Tipo de Percurso | Circular

Época aconselhada | Todo o ano

Sentido Recomendado | Anti-horário

Extensão | 5,55 Kms

Duração Aproximada | 1h30

Desnível Acumulado | 280m / -280M

Altitude min/máx | 225m/105m
grau de dificuldade

1

1

2

2

PONTOS DE INTERESSE
-
Ermida da Nossa Senhora das Brotas
-
Alcaria da Portela
-
Moinho da Fonte do Sol
CARTA MILITAR DE PORTUGAL
Folha 454 | 1/25000, IGeoE
