
ROTAS DE PALMELA
Encostas de Palmela
e suas serras
Percurso nobre de Palmela dotado de vasto património natural e arqueológico, com início pelo Centro Histórico da vila, percorrendo as serras que ladeiam o Vale dos Barris – Serra dos Gaiteiros e Serra do Louro.
A Serra dos Gaiteiros integra a segunda linha de serras no extremo NE do Parque Natural da Arrábida, oferecendo magníficas vistas para o rio Sado, cidade de Setúbal e Península de Troia. Na serra dos Gaiteiros encontra-se a Capela da Quinta da Escudeira, onde se realiza, a 15 de agosto, a festividade religiosa e romaria mais antiga do concelho de Palmela.
Ao entrar na Serra do Louro, vislumbra-se uma vista panorâmica do estuário do rio Tejo e suas cidades. Na companhia dos moinhos de vento, engrenagens que marcam a história do cereal, do pão e da região, o percurso destaca os sítios arqueológicos do Alto da Queimada, povoado rural islâmico, e o Castro de Chibanes, sítio fortificado com extenso domínio visual e classificado como Sítio de Interesse Público em 2011. De assinalar a passagem por um banco de ostras fossilizado, assim como de vários exemplos da flora mediterrânea (alecrim, tomilho, rosmaninho e orégãos).
De ambas as encostas do Vale dos Barris é observável a sua diversidade botânica, que proporciona um efeito de mosaico, alternando entre zonas de prados, olivais, matos e floresta. Este vale acolhe o Teatro O Bando, uma das mais antigas cooperativas culturais do país. No final do percurso, encontra-se a Quinta do Piloto, que convida a conhecer as suas vinhas e adega, numa história de quatro gerações ligadas a Palmela ao longo de um século.
INÍCIO E FIM
(38°34’13.36’ N / 8°54’20.23’ O)
Inicia e termina no jardim da Alameda 25 de Abril, junto do cubo da Serra do Louro Ó Cubo.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Percurso sem sombra; atenção ao calor nos meses mais quentes e ao piso escorregadio no inverno. O percurso percorre, por duas vezes, o CM1054, no qual se sugere circular pela direita devido à largura da berma e circulação de veículos.
RECOMENDAÇÕES
Em viatura própria sugere-se o estacionamento na Alameda 25 de abril. Para opções de transportes públicos consultar www.carrismetropolitana.pt.
ABASTECIMENTO
Abastecimentos disponíveis no início e final do percurso (cafetarias na Avenida 25 de Abril, Centro Histórico e adega Quinta do Piloto).
Ficha Técnica

Tipo de Percurso | Circular

Época aconselhada | setembro a junho

Sentido Recomendado | centro histórico de palmela – serra dos gaiteiros – serra do louro

Extensão | 11,6 Kms

Duração Aproximada | 4h

Desnível Acumulado | 490m / -490M

Altitude min/máx | 40m/224m
grau de dificuldade

1

2

3

3


PONTOS DE INTERESSE
-
Chafariz D. Maria I
-
Fonte Nova
-
Banco de Ostras Fossilizadas
-
Alcaria do Alto da Queimada
-
Castro de Chibanes
CARTA MILITAR DE PORTUGAL
Folha 454 | 1/25000, IGeoE